Lucas Lemos [Canal Içara]
Segurança | 10/08/2016 | 09:53
NR-10: trabalhadores devem ter reciclagem
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Mais de 1,1 mil pessoas se envolveram em acidentes com eletricidade somente em 2015. Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica, desse total, foram 340 óbitos. “As empresas são obrigadas a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Mas ainda há muitos acidentes que não entram para as estatísticas, pois algumas empresas não informam”, coloca o engenheiro eletricista, Thiago Moneretto.
Algumas diretrizes mínimas de segurança estão previstas pela Norma Regulamentadora 10. Atualmente é obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento que possuam recursos para impedimento de reenergização. Sempre que inovações tecnológicas são implementadas é preciso também a análise de risco prévia. Além disso, os processos ou equipamentos susceptíveis ao acumulo da eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica.
A própria normativa estabelece a necessidade de treinamento a cada dois anos de todos que interajam com eletricidade. A reciclagem é obrigatória também na troca de função, mudança de empresa, retorno ao trabalho, modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos. O curso será realizado pela Moneretto Luz Engenharia na Associação Empresarial de Içara das 8h às 12h10 do dia 3 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo (48) 9625-8328 ou monerettoengenharia@gmail.com. O investimento é de R$ 110 por pessoa.