logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 28/06/2019 | 22:25

OAB aplica concurso escolar na rede municipal de Içara contra a violência de gênero

Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Alunos do oitavo e nono anos da rede municipal de ensino de Içara vão participar do projeto OAB vai às escolas, neste ano, com o tema “Quebrando o silêncio” sobre a violência de gênero. Além de visitar a sede da Ordem dos Advogados do Brasil entre junho e julho, os estudantes abordarão o tema com leituras de notícias locais, dados históricos e estatísticos. “Eles também participarão ao longo do segundo semestre de um concurso de redação sobre o assunto”, completa a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni. A premiação dos melhores trabalhos será em outubro.

O Brasil é o 5º país em mortes violentas de mulheres no mundo, de acordo com o Mapa da violência de 2015, organizado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso). Somente em 2019, a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina registrou ao menos um caso de feminicídio por semana, o que representa mais que o dobro de ocorrências no mesmo período de 2018.

“Conversar com crianças sobre o assunto é tentar alertá-las que o que vários adultos fazem é errado, que há meios legais de denúncia, que a lei está aí para ajudar estas mulheres e famílias que sofrem estas agressões. É também tentar desmistificar crenças que mulheres não podem ocupar determinados papéis que os homens ocupam, tentando auxiliar estas crianças a ter pensamentos e atitudes éticas e coerentes, respeitando as mulheres e as demais pessoas, para termos realmente uma sociedade justa e igualitária”, explica a advogada e presidente da comissão OAB vai à Escola, Carla Vieira Souza.