logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 23/06/2012 | 11:17

Obra sem prazo para o término

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

O primeiro projeto para a construção da 2ª Companhia de Polícia Militar, em Içara, orçado em R$557 mil, foi aprovado em junho de 2010. A solicitação já vinha sendo feita desde 2008 e, a obra que teve início logo após a aprovação, ainda não tem data para ser finalizada. Especula-se que até o final deste ano toda a estrutura física fique pronta.

Desde a aprovação da licitação até hoje, a história da nova guarnição já deu muito pano pra manga. O projeto inicial previa uma construção de apenas um piso, mas que oferecesse estrutura suficiente para atender todos os policiais da cidade. Contudo, quando as obras tiveram início, uma forte chuva alagou todo o terreno onde estava sendo construída a sede. O que obrigou a mudança no projeto e, consequentemente, adiou ainda mais o término da empreitada. Foram várias reuniões para que novas características fossem adicionadas ao projeto e a licitação fosse mais uma vez aprovada.

A nova guarnição está localiza as margens da SC-444, ao lado do escritório central do Giassi. O objetivo da mudança é oferecer um maior espaço para os trabalhos da PM em Içara. De acordo com o tenente Anderson Galdino Torres de Oliveira, o número de policiais foi crescendo com o tempo, mas não aumentaram a estrutura física. “Estamos sem espaço. Precisamos de um lugar mais amplo para oferecer um serviço de ainda mais qualidade. Nosso anseio é que essa nova sede possa resolver o nosso problema de contingente”, explica.

O projeto está em fase de finalização. Agora está sendo construída a parte de urbanismo, em frente a nova sede. Os trabalhadores estão fazendo a rampa de acessos e também a parte de trás do batalhão, onde será o estacionamento. Sobre a demora na obra que já se estende há mais de dois anos, o Tenente Torres afirma que diversos fatores contribuíram para isso. “São vários fatores que somados, levaram à esse atraso. O projeto, era pra ser algo mais baixo e, por conta do alagamento, deve que ser reavaliado. Mudando o projeto, mudou a licitação e também o valor da obra. Até que tudo fosse resolvido, muitos meses se passaram. Nós esperamos que seja tudo finalizado o mais breve possível”, pontua.

A estrutura que hoje está localizada no centro da cidade, será mantida. Ali, será instalada a parte operacional de trânsito e viaturas. Já a nova sede, contará com uma melhor distribuição de setores e, com isso, um serviço de melhor qualidade à comunidade. Além disso, a localização do novo espaço também foi estratégico. Ele fica na entrada da cidade, próximo ao Balneário Rincão e a BR-101. “Essa nova estrutura trará muitos benefícios. Com um espaço mais amplo, conseguiremos melhorar a prestação de serviços para toda a sociedade”, destaca Torres.

Também ficará na nova sede a instalação das câmeras de segurança da cidade. O monitoramento será feito dentro do batalhão. Serão 11 câmeras instaladas em vários pontos do centro da cidade. As lugares foram escolhidos após um estudo realizado pela Polícia Militar, Prefeitura Municipal e entidades do município. “Enfim conseguiremos colocar o projeto das câmeras de segurança em prática. Aqui, onde estamos, não temos espaço para isso. Por isso necessitamos da nova sede. Está demorando, mas esperamos que isso se resolva o mais breve possível. A PM de Içara está no aguardo”, finaliza o tenente.