logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Valter Campanato [Agência Brasil]

Segurança | 09/03/2016 | 07:00

Operadoras facilitarão bloqueio de celulares

Especial de Pedro Peduzzi, da Agência Brasil

Compartilhar:

Ficou mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos. Agora basta informar o número da linha para a operadora. Antes, era necessário anunciar os cerca de 15 números que compõem o identificador chamado Imei. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o bloqueio pode ser feito junto às operadoras. No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas.

“Estamos adotando duas formas de combate a roubos e furtos. A primeira, bastando apresentar às operadoras ou delegacias o número do celular, em vez dos 15 números do identificador, para bloqueá-lo. A segunda, ao obrigarmos que transportadores e lojistas incluam, na nota fiscal, esse identificador. Isso possibilitará a identificação dos aparelhos em caso de roubo de cargas ou em lojas varejistas”, aponta o presidente da Anatel, João Rezende.

Nos casos em que a pessoa perdeu e, depois, encontrou o aparelho, será possível fazer o desbloqueio junto à operadora. Já os aparelhos roubados que tenham sido localizados pela polícia poderão ser devolvidos ao proprietário original. Para evitar que as pessoas adquiram celulares roubados, foi criada também uma página para a consulta aos aparelhos bloqueados: www.consultaaparelhoimpedido.com.br.