Segurança | 14/09/2012 | 08:03
Pelotão de Motos da PM ganha reforço
Especial de Amanda Tesman, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Com o objetivo de proporcionar maior segurança, a Polícia Militar tem investido em mudanças no policiamento Depois de ativar Bases Operacionais nos bairros Renascer e Paraíso/Tereza Cristina e criar uma nova guarnição diária do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), o comando do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM) de Criciúma também decidiu tornar mais ativo o Pelotão de Patrulhamento com Motos. A intensificação do serviço teve início esta semana.
“Antes estávamos trabalhando com 10 motos, agora passamos a contar com 14 motos diariamente”, destaca o comandante, tenente-coronel Márcio José Cabral. Ainda segundo ele, quatro motos estão sendo deslocadas todas as manhãs para a região central. O PPM atuará principalmente no combate as irregularidades no trânsito.
Para atingir esse objetivo, passaram a ser feitas blitz todos os dias. As fiscalizações ocorrem sempre no período vespertino e em locais alternados. “Isso possibilitará fazer mais de 40 fiscalizações por mês”, observa. “Vamos conseguir impactar com a presença policial. Isso faz aumentar a presença policial em várias vias de trânsito rápido”, enaltece o comandante.
A intenção também é diminuir a embriagues ao volante, principalmente em saídas de casas noturnas. A Operação denominada de Fim de Festa será feita em dias alternados sempre a partir das quartas-feiras. Aumentando a fiscalização, a PM também consegue evitar assaltos e o tráfico de drogas. O foco das Operações Duas Rodas serão motos e bicicletas, comumente usados por criminosos para cometerem assaltos à mão armada. “Oitenta por cento dos roubos são feitos com esse tipo de veículo”, informa.
Os trabalhos serão desenvolvidos nas áreas de risco e também no período noturno. “As Operações Cerco permitem que sejam feitas abordagem a todos que entram e saem dos bairros, inibindo a presença do usuário de drogas e diminuindo o espaço de atuação dos traficantes”, enfatiza o tenente-coronel.
O Juizado Especial de Trânsito também ganha um reforço. Passa a atuar com um policial para fazer atendimento de acidentes e efetuar a mediação. “Uma das vantagens da moto é que ela passa em locais onde a viatura não passa. A moto tem capacidade de dar apoio que as viaturas não têm condições de dar, principalmente no acompanhamento tático”, sublinha Cabral.
» ESPORTES: Tigre joga pela vitória para espantar a crise
» SEGURANÇA:Grandes nomes da política nacional reforçam campanhas locais