Segurança | 22/01/2013 | 09:15
PM divulga primeiro balanço do verão
Especial de Amanda Tesman, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Há um mês, o policiamento no Balneário Rincão foi reforçado para a Operação Veraneio. Diariamente, mais de 30 policiais militares focam no policiamento ostensivo, garantindo a segurança a todos os moradores e veranistas. Em apenas 30 dias de intensos trabalhos, os números já são bastante positivos, com a recuperação de diversos produtos furtados, apreensão de drogas, recolhimento de veículos irregulares e, também, aplicação de auto de infração de trânsito.
De 20 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013, de acordo com dados divulgados pela Guarnição Especial de Içara, foram apreendidas quatro armas, sendo todas no mesmo dia em duas ações diferente, recolhidas 900 gramas de maconha, 31 papelotes de cocaína e 78 pedras de crack. Por crime de tráfico de drogas, seis pessoas foram presas. Porém, ao todo, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais 14 pessoas.
Outro destaque é em relação à recuperação de objetos furtados. Pela prática de furto, sete pessoas tiveram que prestar esclarecimentos na sede da Polícia Civil, para onde são levados após a abordagem da Polícia Militar, sendo que quatro foram presas. Desde a divulgação da apreensão dos produtos, diversas vítimas têm procurado a DP do Balneário Rincão para reaver os objetos furtados.
Nas Operações de Trânsito, conforme a PM, foram 197 auto de retirada de veículo de circulação, 28 Carteiras Nacionais de Habilitação recolhidas e 1.450 auto de infração de trânsito confeccionados. As infrações mais cometidas são: falta do cinto de segurança, estacionar sobre a calçada e trafegar ou estacionar na orla marítima.
“Os dados foram feitos em cima da ação repressiva da Polícia Militar”, observa o comandante da Geic, tenente-coronel Cosme Manique Barreto. De acordo com ele, as ações de trânsito auxiliam também no combate a outros tipos de crimes, como furtos, assaltos e recuperação de veículos furtados. “O comando do trânsito também se torna uma ação para diminuir os atos delituosos, pois tira de circulação veículos que poderiam ser usados, por exemplo, para a prática de furtos”, comenta.
O resultado das ações é atribuído pelo comandante em virtude do acréscimo no efetivo e, também, na atuação do serviço de inteligência da Polícia Militar. “Com um número maior de policiais fica mais fácil desenvolver o trabalho, pois temos efetivo suficiente para realizar operações e preparar ações estratégicas”, ressalta. Já os policiais do setor da inteligência averiguam as denúncias, contribuindo para o flagrante. “A denúncia recebida é encaminhada a eles, que fazem a constatação e acionam a viatura para o flagrante. A abordagem é feita com base no levantamento prévio realizado por eles”, explica.
A Operação Veraneio segue até março. Até lá, os trabalhos continuarão sendo intensificados. Além dos crimes já citados, a Polícia Militar irá focar também no combate à embriaguez ao volante. O comandante antecipa que os policiais militares estão passando por treinamentos para passar a fazer este tipo de abordagem. “Os policiais recebem orientações de como fazer a abordagem, como constatar a embriaguez caso o condutor recuse o teste do bafômetro e como utilizar o bafômetro”, enfatiza. A ação deve ter início no próximo fim de semana.
TRÂNSITO - 197 auto com retirada do veículo de circulação (guinchada), 28 CNHs recolhidas e 1450 autos de infração
CRIMINAL: Seis prisões por tráfico de drogas, onde foram detidas um total de 14 pessoas, além de quatro prisões por furto, em que foram detidas sete pessoas.