Segurança | 27/02/2012 | 16:24
Polícia Civil encerra Operação Veraneio
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Dois assassinatos e uma comunicação de estupro foram repassados à comarca de Içara com o fim da Operação Veraneio na Polícia Civil do Rincão. Os três inquéritos aparecem entre os casos de maior dimensão que não tiveram um desfecho até esta segunda-feira, dia 27. “Foi um período bem complicado”, avalia o último delegado que assumiu os trabalhos no balneário, Vitor Bianco Júnior. Além dele atuaram também Jorge Koch e Márcio Campos Neves.
O período da operação teve o registro de duas mortes criminosas em Lagoa dos Freitas. A primeira delas chegou a ter um acusado preso. Apontado pelo latrocínio de Gelson Gilson, LJMG, de 19 anos, foi detido em 12 de janeiro após ter sido cercado em uma residência de Barra Velha. Já o assassinato de Dilma de Souza Alborguete, de 38 anos, aparece pendente. O corpo dela foi achado na margem do lago no último dia 6.
Na mesma comunidade, houve o registro também de um homem baleado. O tiro atingiu a bochecha e a boca de REM, de 33 anos. O crime ocorreu na Rua Atlântida no dia 4 de fevereiro. Conforme o homem ferido, a intenção de uma dupla de assaltantes seria levar a bicicleta. Sem sucesso, os acusados fugiram em um Escort preto.
Ainda dentre os atentados contra a vida, um homicídio continua em investigação no Mirassol. Já conhecido no meio policial, CMPC, de 37 anos, foi assassinado no próprio quarto na madrugada do dia 20. Ele foi atingido por três disparos. Um homem baleado também foi socorrido no fechamento do CarnaRincão. Em meio da festa, MSS, de 21 anos, disparou cinco tiros. Um deles acertou as costas de FM, de 28 anos. Perseguido pela Polícia Militar, o autor foi preso em flagrante.
O número de afogamentos ocupou e chamou atenção da Polícia Civil. Foram quatro casos nos lagos do Rincão. Humberto Rodrigues, de 23 anos, morreu na Lagoa dos Freitas no domingo, dia 26. Álvaro Pereira da Silva, de 51 anos, foi retirado da Lagoa do Geraldo no dia 19. Mateus Lino, de 21, faleceu na Lagoa dos Esteves em 30 de janeiro. E Altair Ilário de Souza, de 26, da lagoa de Chico do Poço em 22 de janeiro.
“É preciso uma organização melhor da temporada com mais fiscalização nas lagoas. Penso que é necessário mais guarda-vidas. Mais policiais também contribuiriam para a segurança. Com uma presença mais forte nas ruas é possível amenizar o tráfico de drogas”, avalia a autoridade policial. O comércio de entorpecentes é apontado como um dos fatores para os registros de furto no Rincão.
Durante os quase dois meses, a Operação Veraneio conseguiu fechar uma banca do bicho na Rua Paraná. Ao todo três pessoas foram registradas em Termo Circunstanciado. Foi possível também encerrar o inquérito sobre estupro contra uma garota de 12 anos. A conclusão foi de que houve o beijo, mas não ocorreu ato sexual nos arredores do calçadão central.
A dúvida sobre a violação sexual recai somente sobre o relato de duas adolescentes em 23 de fevereiro. Segundo as jovens, de 15 e 17 anos, um homem as forçou a ter relação sexual após levar elas para uma residência vizinha na Zona Sul do Rincão. “Há contradições nos relatos. Não está descartada a falsa comunicação de crime”, detalha Vitor Bianco Júnior. Ainda segundo ele, não foram encaminhadas peças íntimas para análise, pois os depoimentos apontaram que o ato sexual ocorreu com preservativo.