Segurança | 20/07/2007 | 11:21
Polícia fecha cerco em busca de assaltantes
Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
Em busca dos dois motoqueiros, que na segunda-feira, dia 16, assaltaram três estabelecimentos em Içara, a Polícia Militar (PM) está cercando a cidade. Ao todo são sete pontos visitados por uma única viatura.
Conforme as informações passadas pela PM, o primeiro assalto ocorreu às 15h30min, em uma padaria, no bairro Marili. O segundo ocorreu por volta das 20h, em um posto de combustível, no bairro Primeiro de Maio. O último assalto registrado foi em uma locadora, ao lado do banco Itaú, no centro da cidade, às 21h45min. Ambos ocorreram da mesma maneira. Duas pessoas chegavam ao local, com capacetes. Armados, os assaltantes retiraram o dinheiro do caixa e saíram de moto. “Os dois entraram armados. Um deles, com a arma apontada para mim, pediu que o dinheiro do caixa fosse retirado. O outro ficou com a arma apontada para um garoto que também estava na locadora”, declara a proprietária do estabelecimento, no qual não quis ter o seu nome divulgado. Segundo ela, o prejuízo foi de R$ 400. “Além dos policiais fazendo a fiscalização nas entradas e saídas da cidade, a Polícia Civil também está auxiliando na procura de suspeitos”, revela o Comandanta do 9º Batalhão da PM, Major Márcio José Cabral.
Acredita-se que os assaltantes sejam de fora da cidade, de um dos municípios vizinhos.
Cifra Negra diminui
Os três assaltos, ocorridos na segunda-feira, foram registrados em Boletins de Ocorrências da Polícia Civil. Porém, o número de ocorrências registradas ainda não reflete a realidade da cidade. De acordo com o Major Cabral, a Cifra Negra, nome dado para a porcentagem de pessoas que sofrem assaltos ou furtos e não registram, caiu de 50 para cerca de 25%. No inicio do ano, comerciantes reclamaram sobre o policiamento na região central da cidade, onde uma onda de furtos havia ocorrido. Na época, a orientação dada pela PM foi que toda a ação criminosa seja registrada, pois alguns dos crimes ocorridos na região não chegaram ao conhecimento da PM devido à falta de B.O.. Para Cabral, a orientação dada no inicio do ano, está refletindo nas estatísticas da cidade. Com índices mais próximos a realidade de Içara, as Polícias tem mais força ao requisitar recursos junto aos Governos.