Segurança | 23/07/2012 | 08:53
Policiais Civis são garantidos à 6ª Região
Especial de Amanda Tesman, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
O curso de formação de policiais da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) chega à etapa final. A formatura dos novos agentes, delegados, escrivães e psicólogos está prevista para ocorrer no final do mês. Com a conclusão do treinamento, crescem as esperanças de aumentar o efetivo nas delegacias do Estado. O número de policiais que será enviado à 6ª Região de Polícia Civil já está definido. A Região Carbonífera vai receber 15 novos agentes, quatro escrivães e uma psicóloga. A garantia foi dada pelo delegado geral da Polícia Civil Aldo Ávila Pinheiro.
O delegado regional Jorge Koch destaca que dos 15 agentes, oito serão mantidos em Criciúma, e o restante será dividido entre os outros municípios. Neste primeiro momento não serão mandados novos delegados. “A academia está formando apenas 23 delegados. Como tem muita comarca do Estado e muitas regionais com poucos delegados, Criciúma, neste primeiro momento, não estará recebendo. Devemos, então, trabalhar com os que temos na nossa região, todos de boa qualidade”, justifica a autoridade.
A quantidade de policiais que serão remetidos está abaixo do desejado. A intenção no início do curso era conseguir trazer 25 novos agentes, o que não foi possível. “Porém estamos recebendo 15 agentes, o que de certa forma vai amenizar a carga excessiva dos demais policiais. Creio que esses policiais poderão se juntar aos demais e fazer um bom trabalho na nossa região”, enaltece Koch.
Com os novos policiais, será implantado na 1ª e 2ª Delegacia de Polícia, localizadas no bairro Próspera e Santa Augusta, equipes de investigação contra furtos. “Desta forma, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) continuará com as investigações dos crimes de tráfico de drogas, homicídios, extorsão, sequestro e roubo”, comenta. A psicóloga vai atuar na Delegacia de Proteção a Mulher, Criança, Adolescente e Idoso.
Hoje estão em formação na Acadepol duas turmas de policiais civis. Uma será formada no dia 31, e a outra no final de outubro. Por conta disso, o delegado regional observa que os novos policiais poderão ser enviados em duas etapas. “Posso receber oito agora e o restante em outubro. Mas acredito que maioria vem agora, pois essa primeira turma é maior, tem 421 pessoas. O litoral também é mais problemático”, fala.
» SEGURANÇA: Confusão marca segunda fase da Taça Cecrisa
» VARIEDADES: Desfile das famílias marca Arraialfest