logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 06/05/2012 | 10:09

Pouco espaço, muitos carros

Especial de Rafaela Pereira, do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Se anos atrás comprar um carro era difícil para a maioria dos brasileiros, nos dias atuais os números compravam que essa realidade mudou. A estimativa é que cada casa possui pelo menos dois veículos. A frota brasileira ultrapassa a marca dos 30 milhões de unidades. De acordo com as estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), só em Santa Catarina 2,1 milhões de carros foram registrados em dezembro de 2012.

Por decorrência da grande demanda, o Detran está implantando um novo sistema referente aos Certificados de Registro de Veículo (CRV) e de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O objetivo é ampliar a capacidade dos certificados. Eles passarão de 11 dígitos para 12 algarismos. Segundo o supervisor do Ciretran de Içara, Saulo Costa, a mudança possibilitará a criação de novas sequências de números.

“A atual série numérica está esgotada. Cada ano, milhões de novos carros são registrados em todo o país, o que ocasiona esse esgotamento. Essa mudança será feita exatamente para que novos carros possam ser registrados normalmente”, explica.

Por decorrência da implantação do novo programa, os serviços que se referem aos certificados de CRV e CRLV estarão comprometidos. A previsão é que os novos padrões sejam implantados até às 9 horas do dia 7 de maio. A mudança será feita em todos os órgãos de trânsito do país. “As outras atividades estarão funcionando normalmente, a regra se aplica somente para serviços de CRV e CRLV”, completa Costa.


Entenda o que é CRLV e CRV
CRLV – É um documento de segurança que possui características do veículo e comprova que tais aspectos estão com o licenciamento regular. O seu uso é obrigatório e deve ser apresentado para a realização de qualquer serviço no Detran.

CRV – Comprava que o veículo está cadastrado no Detran, de acordo com as características especificadas nele. Ele é expedido somente no órgão em papel específico e a orientação é que seja guardado em local seguro, fora do veículo. A transferência do veículo para outro proprietário só pode ser realizada com a apresentação deste documento.