Segurança | 14/12/2012 | 09:39
PPT treina emboscadas à beira da praia
Especial de Amanda Tesman, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Os policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Cavalaria e Canil passaram por um treinamento de emboscada e contraemboscada nesta última quinta-feira, dia 13. As atividades teóricas, físicas e técnicas de combate tiveram início por volta das 6h30 em Criciúma, na base do grupo. Em seguida, os 25 PMs se deslocaram à beira-mar do Balneário Rincão, onde foi dada a continuidade aos exercícios.
"Essa atividade serve para preparar fisicamente o policial para atuar em locais de difícil locomoção", comenta o comandante do PPT, tenente Mário Luiz Silveira. Durante as atividades, os policiais correram cerca de 15 quilômetros, sempre carregando algum tipo de armamento, como exige a profissão militar, e usarem os pilares das plataformas de pesca e dunas para treinar emboscada.
De acordo com ele, a necessidade de aperfeiçoar a técnica de emboscada surgiu há cerca de três semanas, quando o PPT enfrentou a situação em Sombrio ao prestar apoio à Polícia Militar da Região do Vale, após um ataque a banco. "Nas emboscadas geralmente o policial espera o confronto de determinado ponto, mas acaba vindo de outro. Treinamos para que o policial esteja atento a qualquer movimentação", observa o tenente.
O exercício à beira-mar foi encerrado com uma partida de futebol americano. "É uma atividade que trabalha em grupo. Um tem que auxiliar o outro e o policial cansado tem que raciocinar sobre o que irá fazer", explica o tenente. O treinamento também serve para preparar o efetivo para a Operação Veraneio já que o grupo pode prestar apoio quanto necessário. Este foi o último treinamento do ano.
» SAÚDE: Implante de balão hipnótico ganha adeptos na região
» ECONOMIA: Pesquisa mostra criciumenses em melhor condição financeira