Lucas Lemos [Canal Içara]
Segurança | 18/05/2016 | 15:12
Prevenção às drogas chega ao ensino médio
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Antes de qualquer curiosidade, imitação, pressão do grupo, influência midiática ou então qualquer tentativa de fuga da realidade, é preciso saber o efeito das drogas. Todas proporcionam prazer. "Por causa disso ocorre a dependência", lembra o soldado Clemilson Salvato da Silva. Em consequência do uso contínuo há também o desequilíbrio do organismo, a própria morte e também o perigo à outras pessoas, como no caso da associação do álcool e o trânsito. "Cada escolha acarreta um risco", completa o colega Altair Bittencourt Júnior.
Conforme os policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o uso da maconha no mínimo uma vez por semana entre jovens, por exemplo, acarreta em 310% a mais de chance do desenvolvimento de esquizofrenia. Além disso, pode ter uma queda de oito pontos no QI. As estatísticas foram apresentadas no Auditório São Donato aos alunos da Escola Professora Salete Scotti dos Santos junto com exemplos dos efeitos dos principais entorpecentes e imagens de casos reais da região nesta quarta-feira, dia 18.
"Esperamos que os alunos levem os exemplos para a vida toda. São exemplos a não serem seguidos", ressalta a diretora Lilian Inácio da Silva Mendes. "Propomos a extensão do trabalho do Proerd para reforçar a prevenção iniciada no ensino fundamental contra o uso de drogas, muitas vezes, causa da criminalidade. É algo que precisa ser constante. Estamos abertos para todas as escolas interessadas", informa o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Celso Luiz da Silva. O agendamento pode ser feito pelo telefone (48) 9964-9377.