Segurança | 09/06/2011 | 17:16
Projeto amplia ruas de sentido único
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Um mapa diferenciado do trânsito de Içara foi entregue ao prefeito Gentil Da Luz nesta quinta-feira, dia 9. O documento é a condensação das sugestões propostas para a mudança no tráfego no Centro da cidade. “Nosso propósito é contribuir com o Governo Municipal oferecendo alternativas na busca por mais segurança”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Dionízio Cardoso.
Conteúdo relacionado:
27/05/2011 » CDL estudará alterações no trânsito
Ainda segundo ele, “o projeto é fruto dos encontros entre CDL, Associação Comercial e Industrial de Içara (Acii) e Sindilojas". A proposta teve também a participação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). “O crescimento da cidade é visível e para que possamos diminuir os abaloamentos e melhorar o deslocamento dos veículos na parte centra, vamos, a partir de amanhã, planejar as alterações e colocá-las em prática”, oficializa Gentil.
O estudo das entidades comerciais inclui a mudança de um semáforo, alteração de sentido de três ruas e uma avenida, além da implantação da área azul (estacionamento rotativo). Quanto a este último pleito, porém, o diretor do Demutran, Eduardo De Mello Ferreira, explica que caberá ainda um estudo maior. E, depois disso será preciso a elaboração do projeto de lei.
Já quanto às outras mudanças no tráfego, a intenção é que elas se concretizem em breve. Uma data, contudo, não é divulgada pois dependerá ainda de conversas com a Polícia Militar e a elaboração das sinalizações necessárias para a orientação dos motoristas. As placas deverão indicar, por exemplo, mão única em direção à Praça Santos Silvestre na Rua São Donato. A via interliga a Avenida Procópio Lima até a Rua Sete de Setembro, em frente ao hospital.
Além disso, a direção da Rua Donato Valvassori também deverá passar a ter apenas um sentido. Ela escoará o tráfego da Procópio Lima em direção ao Samae até a Rua Sete de Setembro. Outra via que também faz parte do pacote é a Altamiro Guimarães, desde o cruzamento com a Rua Ipiranga até as proximidades com a Secretaria de Agricultura. A meta é fazer ela de sentido único na direção da pasta municipal.
Na Avenida Procópio Lima, o projeto é para que a mão única se estenda até o bairro Cristo Rei. Atualmente isto ocorre somente no entorno da Praça Santos Silvestre. Já a Rua Vitória foi inclusa com a instalação de um semáforo na esquina da Rua Ipiranga. Trata-se do cruzamento do Sicredi. A projeção é que o equipamento no local seja proveniente da remoção do existente nos fundos da Escola Estadual Salete Scotti dos Santos.