Lucas Lemos [Canal Içara]
Segurança | 04/12/2015 | 14:33
Redes sociais podem atrapalhar segurança
Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
Compartilhar:
As redes sociais e aplicativos de celular revolucionaram a maneira de comunicação entre as pessoas. A instantaneidade de transmissão das mensagens é característica essencial da globalização. A troca de informações na internet pode contribuir para evitar furtos e assaltos, mas também pode atrapalhar o trabalho da Policia Militar. Não é somente a circulação de informações falsas que atrapalha o serviço policial. As redes sociais e aplicativos de grupos no celular são utilizados atualmente para informar locais de blitz e frustrar operações.
De acordo com o tenente-coronel Cosme Manique Barreto, avisar a todos quando há uma barreira policial atuando não é uma atitude prudente. “A pessoa pode fazer com que a informação chegue a um foragido da justiça, com mandado de prisão e colaborando para que um crime possa acontecer”, explica. Em alguns países, o serviço de telefonia já chegou a ser desligado para evitar que operações policiais em andamento fossem divulgadas indevidamente.
“A ação de abordagem dos policiais acaba sendo atrapalhada quando outras pessoas interferem sem saber o que está acontecendo”, finaliza. Na cartilha elaborada pelo Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, dentre as orientações, durante uma abordagem policial está: deixar as mãos visíveis, diminuir a velocidade, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas e, se for à noite, ligar a luz interna do veículo.