logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 05/02/2010 | 03:39

Ronaldo Benedet fala sobre o Rincão

Larissa Matiola e Clarissa Crispim (Jornal Gazeta) - redacaogazeta@engeplus.com.br

Compartilhar:

Em entrevista para o Jornal Gazeta, o Secretário de Segurança pública do Estado, Ronaldo Benedet, falou sobre os problemas relacionados a insegurança no Balneário Rincão e medidas a serem tomadas afim de solucionar o problema.

Conteúdo relacionado:
Especial » Matérias do Jornal Gazeta

O policiamento no Rincão foi reforçado, mas moradores e comerciantes continuam inseguros com o número de ocorrências e alegam que ainda falta segurança. O que ainda pode ser feito pelo Rincão neste final de temporada?
O policiamento no Rincão foi reforçado sim, os casos que ocorreram nesta temporada são pontuais. Vamos ter que estudar num futuro próximo a segurança no Rincão. Vamos investir ainda mais na investigação para saber quem são os responsáveis por essas ações criminosas. Tanto pode ser gente que mora região, ou até mesmo vindos de outros estados. Estamos com as barreiras na entrada da Vila Nova e uma barreira na entrada da Zona Sul do Rincão, exatamente para que possamos dar mais garantia ao morador e aos turistas que nos visitam nesta época. A Operação Veraneio continua, e vamos permanecer vigilantes e investigando os crimes ocorridos para evitar que aconteça outros. Essa é a orientação que eu tenho repassado às Polícias Civil e Militar.

Conforme opinião dos moradores, o balneário necessita de um planejamento policial durante o ano todo e não apenas no verão. As policias civil e militar têm condições de realizar esse planejamento durante todos os meses do ano?
O planejamento não pode ser só policial, tem que envolver outros setores da sociedade. Isso envolve ações sociais, a localização de problemas sociais, ou não, existentes para investigar a ação dos criminosos. Se houver problemas com menores, temos que chamar o Conselho Tutelar e trabalharmos juntos. Vamos precisar de parcerias para atuar e evitarmos o tráfico consumo de drogas e os problemas sociais. Precisamos também focar as famílias que vivem em risco social. Se forem de fora, temos que montar barreiras, e isso deve ser frequente no Rincão. Procurando selecionar e fazer uma filtragem do que entra fora da temporada também oferecendo mais segurança às pessoas. Já fizemos esse ano à reforma na delegacia de polícia para poder abrigar e dar melhores condições aos policiais. Vamos procurar destinar mais policias para o Rincão, e quando tivermos mais escolas da Polícia Militar vamos ter um planejamento para termos mais policias militares.

Durante 2009, as autoridades policiais do município alegavam falta de efetivo para justificar a demora em investigações criminais. O senhor concorda? O que pode ser feito? Novos concursos públicos devem ser abertos para suprir essa falta?
Primeiro temos que trabalhar sempre e muito bem, aproveitando o que temos. Acho que temos falta de efetivo em todo os Estado, mas a sociedade precisa entender que contratamos 2,6 mil policiais militares, mais 600 bombeiros, mais 1,4 mil policiais civis, mais de 1,2 mil agentes prisionais e mais de 140 peritos. Nunca na história de Santa Catarina em sete anos de Governo, houve tantos avanços significativos na área de pessoal. Vamos precisar contratar e estamos conversando com o Governador Luiz Henrique sobre isto.

Na quarta-feira foi aberta às propostas das empresas interessadas em construir o novo batalhão da Polícia Militar de Içara. A obra ficará pronta ainda este ano? Que melhorias, na área de segurança, a nova sede deve trazer para o município? Com o espaço ampliado, novos policiais devem ser trazidos para Içara?
Sim, temos esta vontade. Esta semana lançamos o edital de licitação, que segue seu ritmo normal, esperamos que fique pronto esse ano. Não sou eu quem vai construir a obra, mas sim a empresa. O prazo para conclusão é de seis meses. As novas instalações com melhores condições de trabalho é uma pretensão antiga. Semana passada o governador assinou em Içara, o ato de criação da Guarnição Especial de Içara. Com a construção nova melhora a auto estima, traz melhorias para a comunidade. Com o novo concurso da polícia, estamos precisando de mais homens para Içara, no momento não dá, por que não tem. Nós precisamos contratar no mínimo mais de mil policiais e espero que inicie a academia de polícia ainda este ano. E posso adiantar que está previsto um reforço para Içara tanto para a PM quanto para a Polícia Civil.


Na edição 339 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» GERAL: Fim de tarde no Rincão

» GERAL: Deu queda de energia? Saiba como proceder