Jaqueline Nocetti [Governo de SC]
Segurança | 28/10/2021 | 15:59
Santa Catarina cria Polícia Penal
Polícia Penal será formada por 2,8 mil agentes penitenciários
Redação | com a colaboração de Elisabety Borghelotti, do Governo de SC
Compartilhar:
O Governo de Santa Catarina sancionou a criação da Polícia Penal (PP) nesta quinta-feira, dia 28. Na prática, os cargos de agentes penitenciários passam agora para policiais penais com um estatuto, plano de carreira, definição de prerrogativas, competências e regime disciplinar próprio. A mudança engloba 2.813 policiais efetivos que compõem o sistema prisional.
"A lei que cria a Polícia Penal institui uma série de demandas que há décadas não se organizava no sistema de administração prisional. E também valoriza ainda mais essa categoria, dá estrutura e ferramentas de trabalho, reconhecendo os relevantes serviços que esses homens e mulheres prestam a Santa Catarina. Isso dá condições de avançarmos ainda mais no modelo prisional do estado”, avalia o governador Carlos Moisés.
“Santa Catarina terá a Polícia Penal mais moderna do país e a nova legislação atende aos desafios mais prementes para o enfrentamento ao crime organizado, estabelecendo políticas de reabilitação social e econômica dos internos, além de avançar na valorização dos servidores públicos”, assinala o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima.