logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 25/06/2010 | 16:07

Sem vaga para estacionar

Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - jornalismo@gazetasc.com

Compartilhar:

Problema antes restrito aos grandes centros, a falta de vagas para estacionar na área central da cidade tem se tornado uma constante em Içara. As facilidades para comprar um automóvel fizeram crescer e muito a frota de veículos criando esse caos. Com uma média de 60 mil habitantes, uma frota de 30,3 mil veículos, entre automóveis e motos, e apenas dois estacionamentos rotativos, achar uma vaga virou um suplício e motivo de reclamações dos condutores içarenses. Informações do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) dão conta que as ruas com maior dificuldade de vagas são Marcos Rovaris, Duque de Caxias, Ipiranga e Anita Garibaldi.

O representante comercial Daniel Alves não mora na cidade, mas vêm para Içara constantemente a trabalho. E como sabe do sufoco, conta que sempre procura por ruas secundárias. “Mas ultimamente até estas estão sempre cheias”, diz ele. Já a nutricionista Fátima Casagrande explica que muitas vezes deixa de fazer compras no comércio de Içara por não ter onde deixar seu carro. “Opto por ir ao shopping de Criciúma, apesar de pagar o estacionamento é muito rápido e fácil de estacionar”, destaca. Ela também reclama da falta de educação de alguns motoristas. “Muitas vezes damos sinal de que vamos parar e estacionar, mas alguns não respeitam e tocam a mão na buzina”, lamenta.

O aposentando José Antonio Nascimento, morador do Centro, observa que muitas vezes os próprios lojistas estacionam o veículo em frente ao estabelecimento e o deixam ali durante todo o dia. “Precisamos de rotatividade para desafogar as vagas, mas com proprietários e funcionários ocupando durante todo o horário comercial fica complicado”, acredita.

Conforme o responsável pelo Demutran, Paulo Preis Neto, no ano passado a troca do estacionamento diagonal pelo horizontal resultou num ganho de 20 vagas. “Na época supriu a necessidade, mas hoje seria preciso a criação de pelo menos mais 20 novas vagas”, comenta. Para isso, existe um projeto de estacionamento rotativo. “Estamos estudando sua eficácia. Precisa ser rentável e ao mesmo tempo ter um valor justo para o motorista. Não queremos um local para que os motoristas deixem o carro parado durante todo o dia”, ressalta.

Opção de muitos motoristas, o Giassi Supermercados avisa que está automatizando o sistema de estacionamento nos grandes centros. E a novidade deverá chegar também em Içara. O objetivo é evitar que as pessoas deixem o carro no local sem estar na loja. Quem estacionar o veículo no local receberá um cartão que será liberado somente no caixa do local. Segundo o chefe de segurança, Ederson Fernandes, a loja tem enfrentado sérios problemas por causa dessa prática. “Estamos ao lado do comércio central e isso faz aumentar ainda mais a pratica. Há dias em que mais da metade dos veículos estacionados aqui são de pessoas que não estão na loja”, afirma ele.

REFLEXO NO COMÉRCIO - A falta de estacionamento também reflete no comércio do município. Conforme a lojista Rosimere Barreto Pizzetti, os clientes reclamam constantemente da falta de vaga para estacionar os veículos. “Minhas clientes afirmam que precisam rodar o Centro pelo menos umas três vezes para conseguir uma vaga. E muitas vezes deixam o carro em ruas mais afastadas”, destaca. Outro problema, segundo a empresária, é com relação a funcionários e donos de outros estabelecimentos que deixam os carros parados durante todo o dia na rua. “Eles acabam ocupando a vaga que deveria ser destinado aos clientes, no Centro tem que haver rotatividade”, afirma. Renata Vieira da Silva, proprietária de uma farmácia, reclama que já deixou de vender por falta de estacionamento. “Sei disso porque os próprios clientes contam que deixam de parar aqui por não ter onde deixar o carro”, afirma.


Na edição 359 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» GERAL: Caep organiza Festa de São Donato em sua 60ª edição

» ECONOMIA: Galpão será alugado para abrigar trabalhos da Cooperi