Segurança | 16/07/2011 | 10:40
Uma ponte para o desenvolvimento
Especial de João Henrique Brandão, do Jornal do Rincão
Compartilhar:
Após três décadas de espera, os moradores de Torneiro podem comemorar. Desde o inicio do mês já estão usufruindo dos benefícios da ponte de concreto que agora liga a comunidade de em Jaguaruna ao Balneário Rincão. A expectativa é que além de acessibilidade, a obra ajude a aquecer a economia local através da pesca, turismo e até na valorização dos imóveis.
“Quando avistávamos os cardumes de peixe tínhamos que dar uma volta de aproximadamente 15km pelo bairro Pedreiras, o que demorava aproximadamente 1h. Muitas vezes o cardume se perdia. Com a ponte conseguimos cercar o cardume e garantir a pesca”, sublinha o presidente da Associação de moradores, Amarildo Teixeira Medeiros.
Ele conta também que na localidade aproximadamente 100 famílias vivem direta e indiretamente da pesca, mas a obra beneficia também pescadores do Camacho, Campo Bom, de Esplanada e da região. Para Amarildo, além dos benefícios na pesca a obra traz mais segurança. É que durante anos a única alternativa era uma ponte pênsil, feita de madeira.
“Tanto moradores do Torneiro como do Rincão arriscavam a vida passando pela ponte de madeira com a moto. Muitas vezes pessoas a pé dividiam o espaço com as motos”, relembra. Agora, com a conclusão da obra, o representante dos moradores antecipa que o próximo objetivo será mais linhas de ônibus para o Torneiro.
“Estamos viabilizando uma comissão no bairro para ver se conseguimos que mais duas linhas de ônibus, uma de manhã e outro à tarde, passem pelo bairro”, antecipa. Ele conta que atualmente a comunidade conta com ônibus que passa às 6h e volta às 10h, depois outro que passa as 12h e volta só as 18h30. “Quem quer fazer compras no supermercado precisa ficar esperando até o fim da tarde”, exemplifica Amarildo.
“Quando passei pela primeira vez por cima da ponte meus olhos encheram de lágrimas”, disse o presidente da comissão pró-Ponte do Torneiro, Wagner Pizzetti. Segundo ele teve momentos que quase se perdeu a esperança, mas hoje o sonho de trinta anos está realizado. “Me sinto de alma lavada e com o dever cumprido”, revela.
“Proprietários de mercearias e lanchonetes me ligaram falando que o movimento dobrou depois da ponte ser liberada”. Ele aponta ainda a valorização dos imóveis na região de Torneiro. Segundo ele, no começo da obra os lotes estavam avaliados entre 1 a 1,5 mil. Hoje, com a obra concluída eles já valem de 10 a 15 mil. “Mesmo valorizado ainda é um dos lotes mais em conta da região, e a procura já esta sendo grande. Com a acessibilidade o Torneiro irá se tornar um boa opção de veraneio. Vai triplicar o movimento no verão”, estima.
Além de ligar os municípios do Rincão e Jaguaruna, para Wagner está ponte abriu as portas para o desenvolvimento econômico da região. “Esta obra veio em um momento importante, já que o Rincão está virando município. Quem fazia compras em Içara ou Criciúma pela facilidade de acesso agora irá comprar no Rincão”, argumenta.
MÃO DUPLA – A ponte erguida em Torneiro é de mão única. Por isso, será preciso batalhar para a construção de uma nova pista. Conforme o presidente da comissão pró-Ponte do Torneiro, Wagner Pizzetti, em conversa com o prefeito de Içara, Gentil Da Luz, recebeu a notícia de que Içara irá se comprometer em buscar junto com a comunidade fazer mão dupla na ponte. “Temos que aproveitar que temos o apoio do deputado Manoel Motta e do deputado federal Mauro Mariane, que abraçaram o projeto da ponte desde o início, e ainda o apoio do vice Governador Eduardo Moreira, buscar transformar esta ponte em mão dupla e ainda a pavimentação do acesso do Rincão ao Torneiro”, enfatiza.
No domingo, a partir das 19 horas, uma reunião entre lideranças políticas de Içara e Jaguaruna, junto com a comunidade, irá definir a data de inauguração da obra. “Agora temos que fiscalizar para que a estrutura fique boa para receber os turistas. Precisamos de acessibilidade para que o nosso litoral cresça a cada dia mais”, enfatiza.
» EDUCAÇÃO: Melchíades retorna às aulas na terça-feira
» GERAL: Moradora faz trabalho de conscientização em Barra Velha