logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 02/01/2015 | 18:28

Uso de álcool eleva risco de afogamentos

com informações de Elisabety Borghelotti, do Governo de SC

Compartilhar:

Com o calor, passeios e banhos em rios, lagoas e praias são alternativas para refrescar. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não se transforme em tragédia.Conforme dados do Corpo de Bombeiros, entre outubro de 2013 e abril deste ano, foram registradas 69 mortes por afogamento em Santa Catarina.

“As crianças devem estar sempre próximas. Não é levar a criança para praia, no rio e ficar cuidando de longe. Ela tem que estar junto. Se for tomar banho evitar boias, colchões inflável, porque se estiver em um local que é fundo e vir uma onda e derrubar a pessoa se afoga. Sempre indicamos usar o colete salva vida”, informa o coronel Onir Mocellin.

“A maior incidência de morte por afogamento é associada ao consumo de bebida alcoólica. Geralmente após consumir a pessoa entra na água, perdendo a noção de perigo, de risco, assim as habilidades de natação ficam reduzidas. Muitas vezes é quase impossível de reanimar essa vítima que está quase em coma alcoólico”, salienta.

A principal recomendação é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva. É preciso evitar locais sem a presença de guarda-vidas, fundos e com correnteza. Sempre que possível deve-se optar pelo uso do colete salva-vidas (especialmente em crianças). Também é necessário observar a sinalização de praia.