Segurança | 05/07/2013 | 10:27
Vacinas são perdidas com vandalismo
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Cerca de R$ 2,5 mil de prejuízo foram registrados no bairro Aurora com a perda de 344 doses de vacinas após a quebra da caixa de energia e o desligamento do disjuntor na unidade de saúde da comunidade. Os danos foram provocados por atos de vandalismo num período apenas de 15 dias. “Nos deparamos todos os dias com restos de lanches, saches de molhos, garrafas de bebida, além dos cartazes informativos que são arrancados e os vidros quebrados”, lamenta a enfermeira responsável Susana Novelli.
Entre as vacinas que precisaram ser descartadas estão doses de Pneumo10, VOP, SALK, Meningo C, Pentavalente, Influenza, Hepatite B, DTP (tríplice), Rotavírus, VTV e Tétano. “A eficácia destes produtos dependem diretamente da forma de armazenamento. Estamos tomando providências emergências e acreditamos ter a situação normalizada na próxima semana, com todas as vacinas novamente à disposição dos moradores”, explica. Ao todo a unidade atende 1,1 mil famílias, ou seja, mais de 3,8 mil içarenses.
A empresa de vigilância que faz a ronda terá os trabalhos também intensificados e uma grade será colocada na caixa de energia para evitar um novo apagão no prédio. “A administração junto da Secretaria de Saúde está tomando medidas que evitem atos de vandalismo, mas fizemos um apelo á população: que nos auxilie nos cuidados, pois este é um bem público essencial à comunidade. Buscamos sempre oferecer serviços de qualidade, mas precisamos da colaboração de todos”, enfatiza. Também neste ano o prédio teve furtado um aparelho de TV e um leitor de DVD.